quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Profissionais x peladeiros


Esta semana no Campeonato Carioca de Improvisação o Alcateia aplicou uma goleada em um time de novatas, formado apenas por meninas. O Alcateia jogou o fino nesse dia. Mas a goleada ocorreu também porque o grupo das meninas era muito fraquinho. Elas nunca treinaram impro, já haviam participado de concursos de esquetes e acharam que dava para "improvisar" histórias...

Afinal todos que vêem o Impro na TV ou no Youtube acham que a coisa é fácil e não precisa estudar... Ledo engano!

Me lembro uma vez que o Fluminense estava para ser rebaixado e seu time estava muito ruim mesmo. Resolveram fazer uma disputa dos "artistas peladeiros" contra o péssimo time do Fluminense. Obviamente os profissionais meteram uma goleada nos peladeiros, deixando muito claro a abismal diferença que existia entre os times.

Conversando com o Omar Argentino ele me fez uma comparação muito legal com o futebol. Existem os profissionais do esporte e os "peladeiros" de plantão. A diferença é que o profissional dedica tempo treinando e se aperfeiçoando, enquanto que os "peladeiros" se reunem apenas para jogar nos fins de semana.
Acho que no impro acontece o mesmo: existem os profissionais e os peladeiros...

Omar Argentino, um baita profissional do Impro, esteve aqui no Rio agora em outubro. Ele é um cara muito bacana e um profissional de inquestionável competência e dedicação. Fiz duas oficinas com ele e assisti o seu solo. Acabamos nos tornando amigos. O solo dele é uma experiência única e acho muito difícil mesmo de se fazer algo parecido. O jeito dele atuar e contar uma história é uma experiência pessoal, única e intransferível. Mas me inspirou em buscar formatos mais longos e ousar buscar uma atuação mais realista na improvisação.

Espero realmente que se formem centenas de times de "peladeiros" de Impro, pois certamente, alguns desses peladeiros sentirão a necessidade de se aperfeiçoar e assim veremos surgir novos profissionais com novas técnicas e espetáculos tão impressionantes como o do querido Omar Argentino

7 comentários:

  1. Acho interessante o paralelo que se faz da impro com o futebol, afinal, o seu formato de disputa permite que ele seja feito. Mas pra mim, o mais importante é o paralelo que a impro faz com o TEATRO. Na oficina que fiz com Shawn Kinley do Loose Moose, ele deixa bem claro que a impro serve como forma de se fazer teatro. E existem vários tipos de teatro. A pergunta é porque se atrai pessoas pra impro do tipo desportiva. E a resposta é: virtuose. Assim como o futebol, a impro virtuosa se exige uma rapidez de raciocínio e um ser-esperto em cena, querer se mostrar, ser 'o cara' e receber aplausos, dinheiro e fama sem sequer abrir um livro do Keith Johnstone é realmente chamativo. Mas, se para abrir os olhos as pessoas tenham que passar por isso, que passem! Afinal, todos sabemos que os melhores jogadores de futebol também são os que respeitam sua espontaneidade.

    ResponderExcluir
  2. Boa Mateus!

    Acho que o dilema do Impro está realmente calcado nessa dicotomia Teatro/Esporte. A espontaneidade é importante... Mas ficar só nisso talvez seja uma pobreza em termos artísticos.

    ResponderExcluir
  3. A dedicação, sem dúvida, é um elemento importante para separar "peladeiros" e "profissionais" do Impro. Mas não para aí.
    Pra mim, o improvisador se "profissionaliza" quando entende que a generosidade em cena e a disponibilidade em aceitar e valorizar a idéia do companheiro de jogo são muito mais importantes do que as próprias idéias geniais.
    Usar a si mesmo para dar foco ao trabalho do coleguinha é o gol de placa do Impro.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto Flavio. Além do mais o Impro é uma construção totalmente coletiva até sendo em espetaculo Solo como o Omar faz pois parece que ele esta sozinho porem ele precisa da plateia, do musico, dos deuses do teatro e muitos outros fatores. Preparação e espirito de equipe são elementos basicos mesmo ! Grande abraço Leandro Teixeira

    ResponderExcluir
  5. Gracias Flavio. Obrigado del recuerdo.
    También comenté que yo pago encantado una entrada por ver a los futbolistas profesionales (incluso cuando está el riesgo de ver un mal partido)... pero lo pienso más si debo pagar una entrada para ver a los que se juntan en la esquina una vez por semana... lo hago como una ayuda y, tal vez, me divierta y hasta vea bellos momentos... pero si el paladar, el gusto, está desarrollado, pretendemos un poco más de quienes están en el terreno de juego: el escenario.
    Amo la democracia de la IMPRO, como un deporte, todos pueden jugar. Defiendo los movimientos amateurs (amadores) y profesionales; sólo digo que a veces, es bueno no perder la diferencia entre ambos.

    Atención: la comparación es espontánea, no conviene llevarla muy lejos.
    Abrazos entusiastas.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado Omar

    Acredito que a democracia do Impro é tudo de bom! Mas acho que seu comentário realmente me abriu uma nova perspectiva!
    Também defendo os movimentos amadores e os profissionais. Mas acredito no estudo, no investimento e na generosidade dos improvisadores.
    Acho realmente que a profissão de ator nos obriga a levar mais a sério, o que a princípio é um entusiasmo quase infantil.
    Quando improviso me sinto brincando, mas temos que lembrar que o público paga por um espetáculo, e como profissionais temos a obrigação de fazê-lo.

    Obrigado por me abrir os horizontes nesse sentido, Continuo me divertindo com o Impro mas agora estou ciente de minha responsabilidade como artista!

    Obrigado por comentar!

    ResponderExcluir
  7. Assino em baixo o post e os comentários! Até pq só tem fera e é como enxergo o impro tb!

    ESTUDO, ESTUDO, ESTUDO sempre, chega de improviso de "orelhada", pra começar blz, mas pra ser um "improvisador profissional" precisa ter conhecimento das diversas técnicas e linhas do improviso e pôr em prática o que se ESTUDA!

    Belo post, um grande incentivo para aqueles que sonham em seguir o nosso caminho!

    ResponderExcluir