terça-feira, 19 de outubro de 2010

5 Motivos para participar do Campeonato Carioca de Improvisação.


Nos seis anos de Campeonato Carioca, participei ativamente de todos, seja como espectador, colaborador, Juiz técnico, apresentador ou treinador. Esse ano resolvi entrar como jogador.

É engraçado. Mas sempre que digo que estou num time ao lado ótimos improvisadores como Ary Aguiar, Alessandro Valeryo, Kastello, Danilo Maroja e Susana Soares, o interlocutor faz uma cara de espanto e diz: - Ahhhh assim não vale! É covardia!

Fico em dúvida: - Será uma ironia?

Então me lembro que muitos improvisadores que estão atualmente na cena Carioca ou até mesmo estudando o Impro aqui no Rio, já passaram pelo Campeonato. Alguns dos que pisaram no palco da Sede da Cia de Teatro Contemporâneo, e um dia levantaram o troféu, nunca mais aqui retornaram.

Este ano a Cia resgatou alguns dos vitoriosos integrantes dos Improvinsanos, Alberto Goyena (Betão), Bernardo Sardinha, Carlos Limp (Carlinhos), e Pedro Ribamar colocando-os como excelente Juízes Técnicos. Todos muito cientes da técnica e da importância do Juiz, como formador de platéia consciente do jogo de cena que ocorre no Impro. E Também resgatou como juiz o talentoso improvisador Fábio Nunes, que foi campeão de umas das primeiras edições do campeonato junto com Tata Werneck.
Apesar de todos serem ótimos juízes acho que essa galera toda seria muito melhor aproveitada nos palcos jogando! Existe uma premissa do Impro que diz que devemos valorizar as ofertas colocadas em cena para que elas se tornem melhores. Não seria o Campeonato uma oferta?

Então comecei a pensar em 5 bons motivos (entre tantos) para eu participar do Campeonato como jogador:

1 - Pelo prazer de estar no palco jogando, sem isso nada do que eu disser depois vai valer!

2 - A participação de improvisadores mais experientes no campeonato faz com que se aumente o nível do espetáculo.

3 - A plateia vai ver mais gente jogando impro de alto nível. A tão falada formação de plateia para impro, que é diferente da plateia de um show de comedia.

4 - Os jogadores dos demais times vão sentir mais estímulo para estudar a técnica.

5 - Afinal no Brasileirão os times serão profissionais: os 4 de São Paulo estudam Impro ha um bom tempo e 3 deles possuem shows próprios, assim como a galera do Paraná. Os jogadores de Minas tiraram quarto lugar no Mundial do Chile!

Isso sem contar no intercâmbio de idéias e na divulgação do Impro que é promovida pela Cia de Teatro Contemporâneo durante os dias de Campeonato.

Mas acho que isso vai mudar aos poucos. Na minha chave esse ano, todas as equipes possuíam ótimos improvisadores, porém muito inexperientes. Mas percebo em todos eles aquele brilho no olhar e aquela vontade de acreditar que uma cena improvisada pode ser perfeita, se houver generosidade, escuta e treino.

Torço para que todos eles voltem para o VII Campeonato mais maduros, assim como espero também a volta dos improvisadores mais experientes, para que possamos fazer jogadas inesquecíveis no palco.

Reafirmo que o impro é um movimento teatral importante que depende da união e do intercâmbio entre os interessados (que ainda não são tantos assim)para que seja mais divulgado e possamos sair do gueto.

2 comentários:

  1. Para variar estou morrendo de saudades e inveja de não poder estar aí com vocês.
    Boa sorte e estou na torcida daqui!

    beijocas

    ResponderExcluir
  2. Fantástico o post, me identifiquei muito! Sempre participei do campeonato, concordo plenamente com suas colocações e sei a importancia que tenho como referência pra essa nova geração de improvisadores que vai surgir.

    Fico feliz de ver os novos times se empenhando, estudando, entendendo e percebendo a cena!

    Viva o Impro!

    ResponderExcluir