segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Teatro Esporte Clube - Impro pra se divertir!


Não sei se já falei aqui antes, existem algumas frases do universo do impro, que são muito esclarecedoras: "Don't do improv, let improv do you." (Não faça improviso, deixe o improviso fazer você") é uma das melhores. Resume exatamente o que vivenciei neste domingo ao jogar com o Tec da Diretora - Improvisadora Ana Ribeiro.

O Impro é realizado em uma sala alternativa, de 40 lugares, ornada com máscaras e apetrechos que são usados nas cenas, que está sempre lotada por uma platéia ávida por diversão pura e simples. São pessoas de diversas procedências e status sociais dos subúrbios do Rio. Compradores do Norte Shopping que são laçados pela lábia, simpatia e a espontâneidade dos atores-Improvisadores que panfletam na porta do suntuoso Teatro Miguel Falabella convidando-os para uma tal de "Batalha do Saara" uma batalha de cenas improvisadas.

Nesse Domingo 14 de novembro estávamos lá no camarim eu, o casal Fofo, Tiago Conte, Maíra Guarabira e Maira Holzbach aquela ansiedade que dá friozinho na barriga começa a rolar, o público entra, mas rola uma quebra da rotina! Ana Ribeiro não estava lá!! Ela que apresenta... Vamos esperar um pouco, ponderamos. Até que Tiago Conte toma frente e diz para entrarmos em cena, quando Ana chegasse ela tomaria as rédeas. Maíra entrou, apresentou os atores para a platéia e propôs os jogos de aquecimento. O primeiro - "Na Forma de" - onde os jogadores formam cenários um a um - puxou risadas tímidas. O segundo, "Jogo da Corrente" empolgou um pouco mais e foi editado no momento certo por Ana Ribeiro que tinha ficado presa fora do Teatro, até aquele exato momento, quando entrou na sala apitando.

Impressionante como Ana Ribeiro colocou a platéia na mão ao apresentar a estrutura dos jogos e definir os times com um bom ritimo e muito bom humor. Logo estávamos todos nos divertindo, como se estivéssemos em uma festa em um grande apartamento em jogos clássicos como "História em um minuto" - "Jogo do alfabeto" - "Jogo das frases" terminando com uma novela Mexicana hilária. A plateia vota na melhor estória mas a Ana também vota e o placar é muito louco pois o critério de Ana Ribeiro é digno do nonsense de um Chacrinha, fazendo com que a competição não importe muito, o que importa é divertir e provocar o público, que fica em dúvida se deve protestar ou aceitar tudo. Mas sem dúvida rieem muito, e se divertem e participam e saem de lá satisfeitos com a festa, assim como os atores que também saem felizes e divertidos com as loucas histórias que lá foram encenadas.
Enfim uma fórmula de impro despretensioso e que cria simpatia ao movimento e apresenta uma idéia divertida, irreverente e encantadora de impro. Uma Companhia que trabalha com o coração, se diverte com o que faz e forma um público que vai levar ótimas lembranças daquelas histórias engraçadas encenadas por aquele bando de intrépidos atores improvisadores.

Esses estão sendo forjados pelo Impro.

Vida Longa ao Impro - Vida Longa ao TEC!

Um comentário:

  1. show!!! parabéns... pena eu estar tao longe em exílio em Nova Friburgo... senao eu já estaria na platéia fácil, ou quem sabe, improvisando tb rsrsrs beijao
    Wilma Helena Anselmann

    ResponderExcluir