Para os escritores e roteiristas que brigam para serem originais. Existem apenas alguns poucos temas para se desenvolver uma história.
Tem aqueles que acreditam haver apenas um tema para as histórias, proveniente do "conflito". Bem verdadeiro, mas as tendências atuais apontam para a teoria que fala da existência de 7 temas básicos.
De acordo com a biblioteca pública da internet eles são:
Ser humano contra a natureza.
Ser humano contra o ser humano.
Ser humano contra catástrofes ambientais.
Ser humano contra máquinas/tecnologia
Ser humano contra o sobrenatural
Ser humano contra si mesmo
Ser humano contra Deus/religião
Ronald Tobias, Autor de "Twenty Basic Plots" (Vinte temas básicos)acredita que são os seguintes temas que fazem boas histórias: busca pessoal, aventura, perseguição, resgate, escapadas, vingança, suspense, rivalidade, perdedores, tentação, metamorfose, transformação, amadurecimento, paixão, amor proibido, sacrifício, descoberta,pequenos poderes, ascensão e decisão.
A sobreposição de temas é muito comum nessa última teoria. Por exemplo "Rocky - O Lutador" é a história de um "perdedor", que passa por uma "transformação" e se "apaixona" enquanto está em uma "busca" pessoal. Nós não temos certeza, mas achamos que em "Cara cadê o meu Carro?" toca em pelo menos 16 delas.
Então, será que existe mesmo um número limitado de histórias? Talvez sim, talvez não. Mas uma coisa é certa os bons roteiristas sempre acharão maneiras de torná-las interessantes.
Caro Flávio, achei-te por cá analisando assunto no qual sou apaixonado buscador.
ResponderExcluirVeja se isso cá ajuda:
http://www.scribd.com/doc/7287491/Joseph-Campbell-O-Heroi-de-Mil-Faces
Ótimo post Flávio.
ResponderExcluirAbraços.
Dá uma passada e comentada lá no meu abraços!
ResponderExcluirachei muito legal mesmo
ResponderExcluireu queria escrever uma historia mas nao sei sobre o que escrever o q faço
ResponderExcluir?