A Cia de Teatro Contemporâneo, uma das pioneiras do Impro no Rio de Janeiro, lançou esse ano a Copa do Mundo de Improvisação.
Aproveitando o clima de Copa do Mundo e esquentando os tamborins para o sensacional Campeonato Carioca que ocorre no fim do ano, a Cia realiza a copa que serve para as equipes treinarem, se conhecerem e para que ocorram alguns ajustes no formato.
Ajustes esses que ocorrem através de reuniões entre a equipe organizadora e os times, afim de aprimorar o espetáculo, fortalecendo o movimento de Impro na nossa cidade.
Mas muita coisa ainda tem que mudar na mentalidade e na postura dos jogadores.
O impro é uma técnica para criar histórias improvisadas, na hora, acatando sugestões da platéia. A única forma que o ator de impro tem para saber se está no caminho certo é perceber a reação da platéia em relação a história que contou. Essa noção vai por água abaixo, quando a platéia não está sendo sincera.
É muito comum que o ator convoque seus amigos para assistir ao espetáculo. O que é muito bom! Melhor ainda se na convocação, o ator em questão deixe claro que é uma disputa pela melhor história e que ressalte a importância da sinceridade ao votar.
Sim meus amigos, estou pedindo para que os jogadores sejam éticos e como cavalheiros, peçam para que seus amigos tentem ser imparciais. Afinal eu quero ganhar um campeonato de qualquer jeito, ou quero ganhá-lo porque realmente fiz boas histórias???
Qual o objetivo de uma Copa do Mundo de Improvisação, que não tem premiação final em dinheiro ou prestígio em jogo? Ganhar a qualquer custo, ou testar sua capacidade criativa com uma platéia afim de ver um bom espetáculo?
Acho que chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor!