Este sábado foi a final do V Campeonato Carioca de Improvisação, realizado pela Cia de Teatro Contemporâneo. A platéia lotou a Sede da cia para assistir à peleja que foi jogada de forma leal e muito divertida.
O Alcateia foi para a final com seus dois times treinados por mim: Os Japoneses (Alessandro Valéryo, Fabiola Mozine, Kastello, Karla Sabah e Paulo Maciel) - estavam desfalcados, mas contaram com a inestimável ajuda do experiente ator improvisador Sérgio Stern. Jogaram muito e conseguiram vencer o "O Outro Grupo"(Danilo Maroja, Guti Rocha, Rafael Matos e Susana Soares) em uma partida apertada, apenas 3 pontos de diferença.
Dinho Valadares estava inspirado e em uma de suas melhores performances como apresentador. As "Cheeseleaders" Aline Burseau e Dona Vanda estavam impecáveis e divertidas. O Auxiliar Fábio Félix também cumpriu bem seu papel. Apenas uma crítica para as "cenas" trash do entreato. Podem até ser trash, mas não podem ser sem graça.
Regiana Antonini, juíza cênica, parecia estar encantada com a improvisação, fez boas considerações e foi justa em sua pontuação. Já o juiz técnico Ivan Fernandes estava um pouco "azedo". Deu poucos pontos às cenas, muitas vezes até de forma justa, mas pareceu estar realmente se incomodando com a "pilha" da platéia. Era melhor quando ele levava na brincadeira e curtia a "fama de mau".
O Troféu de Campeão e vice-campeão foi entregue pelo improvisador Ary Aguiar, Campeão no ano passado com o grupo "Improsêniors".
Finalmente podemos dizer que a platéia saiu feliz do teatro, pois viu um verdadeiro espetáculo de impro, com cenas muito boas e outras nem tanto, mas realmente se divertiram bastante. É muito bom saber que tem gente trabalhando para que cada vez mais, o campeonato se firme como um encontro de improvisadores visando a diversão do público.
Agora estamos treinando para o Brasileirão! Que venham os outros estados! Auuuuuuu!
Flávio Lobo